Notícias / Agenda



Seminário sobre contaminação crônica por agrotóxicos na região Oeste do Paraná


A contaminação por agrotóxicos no Oeste do Paraná será tema de seminário em Cascavel, na próxima terça-feira (31). A atividade será realizada a partir das 9h, na Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no Assentamento Valmir Mota.

A atividade é promovida pelo mandato do vereador Paulo Porto (PCdoB) com o apoio da Terra de Direitos, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Segundo dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), a região de Cascavel é que mais consome agrotóxicos no estado. Levantamento feito entre os anos de 2014 e 2015 apontou que o município consumiu 5.107,46 toneladas no período, seguido da região de Ponta Grossa com 3.526,73 toneladas e de Toledo com 3.336,95 toneladas. Enquanto a média de intoxicações no Paraná é de sete pessoas por 100 mil habitantes, na área da bacia do Paraná 2 – que representa o Oeste do Paraná – o índice chega a 53,5 por 100 mil.

O alto índice de agrotóxicos em Cascavel e região tem causado intoxicações, além de problemas neurológicos, respiratórios, distúrbios endócrinos, malformação congênita, diminuição de força motora, casos de depressão, esquecimento, além de incidência de tentativas de suicídio e cânceres. 

Serviço:

Seminário sobre contaminação crônica por agrotóxicos na região Oeste do Paraná
Data: 31 de outubro de 2017
Local: Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares
Assentamento Valmir Mota – Cascavel (PR)

Programação:

9h – Mesa de Abertura
9h15 – Casos de contaminação crônica na região – Dra. Lilimar Mori (10ª Regional)
9h45 – O direito humano à alimentação saudável e o monopólio das sementes – Naiara Bittencourt (advogada popular da Terra de Direitos)
10h15 – A experiência de produção agroecológica no Oeste do Paraná
10h45 – Angelo Mazzuchi – Promotor de Justiça
11h - Encaminhamentos



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar



Próximos

Eventos