Notícias / Notícias



Após pressão, Prefeitura aceita pré-inscrição dos Movimentos Populares ao Conselho da Cidade de Curitiba


Os movimentos União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e a Central de Movimentos Populares (CMP) conseguiram se credenciar para a seleção do dia 15 de fevereiro. Como a pré-inscrição foi realizada ontem e não houve divulgação dos resultados, outros movimentos populares podem ter se inscrito.

Os movimentos sociais de atuação no desenvolvimento urbano de Curitiba já haviam decidido que iriam participar da pré-inscrição e demais fases de seleção previstas pelo IPPUC para a escolha dos conselheiros e conselheiras. Histórico Para eleição dos(as) representantes de entidades de pesquisa, organizações não governamentais, do setor produtivo e dos movimentos populares da área urbana, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) decidiram publicar um Edital de Convocação (anexo) que determinou um formato de eleição:

• pré-credenciamento das entidades - que está prevista para dia 11 de fevereiro;

• eleição dos membros pelos pares do seu respectivo segmento - dias 14 e 15 de fevereiro. O Edital foi publicado na página virtual do IPPUC no dia 30 de fevereiro.

Previsão do Plano Diretor de Curitiba.

O Conselho Municipal de Curitiba é um órgão colegiado que possibilita a participação e fiscalização das políticas de desenvolvimento de Curitiba, nas áreas de planejamento, regularização fundiária, transporte, segurança entre outros. A determinação de criação do Conselho está contida nos artigos 48 e 49 da Lei 11.233/2004 - o Plano Diretor de Curitiba.



Ações: Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial