Notícias / Notícias



Atingidos por barragens ocupam BID


São 350 representantes dos atingidos pelas barragens de Cana Brava e Serra da Mesa, ambas localizadas no norte de Goiás. Eles exigem do Banco, assim como do Governo Federal e da multinacional belga Tractebel, a imediata resolução dos graves problemas sociais, ambientais e culturais ocorridos após a construção da barragem, que expulsou 986 famílias, a maioria sem qualquer indenização até hoje. A cobrança direcionada ao BID e a ocupação do mesmo justifica-se pelo fato de que o Banco foi um dos financiadores da barragem de Cana Brava, obra da Tractebel.

Desta forma, o MAB considera a instituição financeira tão responsável quanto a dona da barragem na resolução dos problemas.Os manifestantes passaram a noite no local e aguardam para as 11 h de hoje (01/06) a reunião entre representantes do BID e o MAB. "Esperamos que o Banco nos apresente alguns caminhos para iniciarmos a conversa, pois a Tractebel ainda não nos recebeu", diz Agenor da Costa, coordenador do MAB da região de Cana Brava. "A Tractebel é a empresa com atuação no Brasil que tem a conduta mais violenta no trato às populações atingidas por barragens. Pela pressão, nós queremos mudar essa história", finaliza o coordenador. Os manifestantes aguardam também para as 12h30 a visita de Flávio Valente, relator nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural, da Plataforma DHESC Brasil, Mariela Dias, assessora da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, da Procuradoria Geral da República, e um representante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados. A visita será mais uma, entre tantas manifestações de apoio que os atingidos estão recebendo. "Nos dispomos a colaborar a resolução do conflito, através do estabelecimento de uma mesa de negociação entre a empresa, as famílias e o poder público", diz o relator. Avanço nas negociações com Furnas Na tarde de ontem, o MAB teve a segunda reunião em uma semana com diretores da estatal Furnas, responsável pela Barragem de Serra da Mesa. As negociações começaram a avançar depois da ocupação da barragem no início da semana passada.

Segundo as lideranças do MAB, esta reunião teve mais avanços e um dos compromissos da empresa é o levantamento de todos os problemas pendentes com famílias atingidas pela barragem. Outro compromisso é a imediata ajuda de manutenção para as famílias que depois da construção das barragens não tiveram mais condições de se reestruturar economicamente. Nova reunião ficou agendada para a próxima quinta-feira para tratar de outros assuntos da pauta de reivindicações.

Telefone para contato Rosane Mendes Pereira; 61.9986.4597 Assessoria de Comunicação Alexania Rossato: 61. 9938.8012 ___________________________

Setor de Comunicação do MAB Secretaria Nacional www.mabnacional.org.br 61.242.8535

Autor/Fonte: Assessoria de Comunicação MAB



Ações: Impactos de Megaprojetos, Empresas e Violações dos Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial