Notícias / Notícias



Ato Público Contra o Milho Transgênico


A exemplo da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), composto por 11 ministros, ignorou farta documentação com evidências contra os milhos transgênicos da Bayer (Liberty Link) e Monsanto (MON810) e autorizou em fevereiro o plantio e comercialização no país dessas duas variedades geneticamente modificadas.

As variedades autorizadas no Brasil pelo CNBS foram proibidas em inúmeros países. No Reino Unido, por exemplo, a própria Bayer retirou seu pedido de liberação comercial, já que não podia garantir a segurança do milho Liberty Link. No caso do MON810, a lista de países europeus em que ele está proibido é extensa e relevante: Alemanha, Áustria, França (maior país agrícola da Europa), Grécia, Hungria, Polônia e Suíça.

As entidades de consumidores, de ambientalistas e de agricultores familiares, entre outras, repudiaram a decisão do Conselho, mas querem expressar de forma mais veemente sua contrariedade e alertar a população brasileira sobre os riscos desses produtos, além de cobrar das autoridades e das empresas o respeito à lei de rotulagem, que exige a identificação de todos os produtos fabricados no país com 1% ou mais de matéria-prima transgênica.

Para isso, um grupo de entidades nacionais e do estado do Paraná, dentre elas, o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, a ACOPA-Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná, a ADOC-Associação de Defesa e Orientação do Cidadão, a AOPA - Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paraná, o Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica e a Terra de Direitos convidam representantes de outras organizações e cidadãos igualmente contrários a essa medida ao Ato Público Contra o Milho Transgênico.

O evento será dia 15 de Março, Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, às 9:00 horas no Passeio Público de Curitiba, quando será lançado o Manifesto Contra o Milho Transgênico - Um Alerta à População. Divulgue e nos informe possíveis adesões.

Greenpeace
Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica
Terra de Direitos
ACOPA-Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná
ADOC-Associação de Defesa e Orientação do Cidadão



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar