Notícias / Notícias



Pausa nas reintegrações de posse no Pará


O juiz da Região Agrária de Marabá, Líbio Araújo Moura, decidiu suspender até quarta-feira (15) a liminar que determinava a reintegração de posse aos proprietários das terras no sul e sudeste do Pará.Ele participou de uma reunião, na última sexta-feira (10) em Marabá, com a superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Bernadete ten Catem, a secretária de Segurança Pública do Pará, Anamélia Figueiredo, e representantes do Ministério Público e de movimentos sociais.

Segundo a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Pará, Isabel Rodrigues, a liminar expedida desapropriaria mais de 50 áreas no sul e sudeste do estado. Até o momento, sete delas já foram desapropriadas. Cerca de dois mil trabalhadores já foram despejados. Isabel disse ainda que um acordo feito na semana passada com a Polícia Militar do Pará foi garantido que não haveria violência. 'Estava previsto que a polícia não poderia queimar e derrubar os barracos. E o que está acontecendo é totalmente o contrário.

A produção dos trabalhadores como arroz e feijão foi queimada', disse. A Polícia Militar do Pará iniciou nesta semana uma operação para retirar famílias de sem-terra, cumprindo uma liminar da justiça federal e estadual. Cerca de 280 policiais participam da operação. As desocupações devem contniuar, após análise, mas o Ministério Público quer ser ouvido antes do juiz conceder novas ordens de despejo.

Autor/Fonte: O Diário do Pará - 11/06/2005



Ações: Conflitos Fundiários

Eixos: Terra, território e justiça espacial