Notícias / Notícias



Secretário da Via Campesina é uma das 50 pessoas que podem salvar o planeta


O jornal britânico The Guardian divulgou nesta semana, uma lista de 50 pessoas -homens e mulheres - que segundo a publicação "podem salvar o planeta". O grupo foi escolhido por um painel de especialistas. Entre os homens escolhidos, aparece Henry Saragih, secretário geral da Via Campesina Internacional.

A Via Campesina é uma organização internacional de agricultores presente nos quatro continentes. A designação dada pelo jornal está relacionada com a capacidade destas pessoas de desenvolver ações urgentes para evitar mudanças climáticas catastróficas em todo o mundo, a partir do trabalho que já realizam.

Em nota divulgada, a Via Campesina considerou a eleição como um reconhecimento público da importância da luta camponesa por um mundo mais justo. A entidade acredita "que a inversão das atuais políticas agrícolas é de fato uma emergência global." Por esta razão ressalta a importância de trabalhar para proteger nossas riquezas - florestas e recursos hídricos - do controle corporativo das empresas transnacionais.

A Via Campesina lembra que por meio de ações como a redução de produtos à base de agrotóxicos, com uma agricultura camponesa sustentável e uma produção alimentar local, é possível reduzir significativamente o aquecimento global.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar, Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar