8M | Mulheres, protagonistas na luta por justiça climática
Assessoria de comunicação Terra de Direitos
As mudanças climáticas, somadas a outros fatores de desigualdade, atingem principalmente as populações mais vulneráveis, em especial meninas e mulheres. Maioria no Brasil – cerca de 51,1 da população total (Dados IBGE) - é das mulheres que tem emergido também a força protagonista na luta por justiça climática.
Seja na luta em defesa dos territórios tradicionais, no enfrentamento das iniciativas que contaminam a terra, as cidades, as águas e alimentos, seja no resgate e defesa de práticas e saberes tradicionais, como a guarda de sementes crioulas, a agroecologia e a panha de flores. São mulheres indígenas, quilombolas, trabalhadoras rurais, de periferias, campesinas e povos e comunidades tradicionais que assumem a resistência cotidiana em defesa da biodiversidade, da gestão adequada e democrática da cidade, da preservação da floresta e das águas.
Por isso qualquer política efetivamente comprometida com o enfrentamento da crise climática e seus impactos passa necessariamente por garantir a participação ativa de mulheres e meninas, desde a construção, desenvolvimento e avaliação das medidas adotadas.
Na data de hoje, Dia Internacional as Mulheres, a Terra de Direitos apresenta um pedacinho da luta de mulheres de vários cantos do Brasil que - a seu modo e conjuntamente com demais mulheres de suas comunidades ou coletivos – empenham esforços cotidianos na defesa da vida.
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Almirante Tamandaré (PR)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Santarém (PA)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Diamantina (MG)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Trairão (PA)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Guaira (PR)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos no Pará (PA)
:: Conheça esta mulher que luta contra os impactos climáticos em Mandirituba (PR)