Defensores e Defensoras de Direitos Humanos


Defensores e Defensoras de Direitos Humanos


A Terra de Direitos atua contra a violência e a criminalização de defensoras e defensores de direitos humanos, reconhecendo e fortalecendo suas ações enquanto sujeitos de transformação social e efetivação dos direitos. Busca, na construção de espaços coletivos da sociedade civil – como o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, o monitoramento e a exigibilidade de direitos, bem como a construção de políticas públicas para um grupo cada vez mais exposto à violência e à vulnerabilidade no nosso país.

O Brasil tem um número alarmante de defensoras e defensores de direitos humanos anualmente assassinados, ameaçados e criminalizados. Assolados por um modelo de justiça seletivo e por um modelo de desenvolvimento que privilegia o lucro acima da vida, as defensoras e defensores cumprem um papel essencial para o fortalecimento da democracia, construção dos direitos humanos e enfrentamento a graves violações.

São defensoras e defensores de direitos humanos as pessoas, grupos, organizações, povos e/ou movimentos sociais que atuam contra todas as violações de direitos e liberdades fundamentais de povos e de indivíduos, bem como pela conquista de novos direitos individuais e coletivos (políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais). A luta das defensoras e defensores afirma direitos mesmo quando estes ainda não tenham assumido uma forma jurídica ou uma definição conceitual específica. Sua ação é também de resistência política aos modelos de organização do capital, às estratégias de deslegitimação e criminalização dos movimentos sociais e à ausência de reconhecimento social de suas demandas.

A Terra de Direitos trabalha para que defensoras e defensores possam superar as causas que geram ameaças à continuidade de suas lutas.