Casos Emblemáticos


13/03/2024  •  Defensores e Defensoras de Direitos Humanos +

Antonio Tavares

O agricultor sem terra Antônio Tavares foi assassinado pela Polícia Militar do Paraná quando se dirigia para Curitiba (PR), junto de aproximadamente 1.500 integrantes do MST, para manifestações pelo Dia dos Trabalhadores, em 02 maio de 2000.


05/05/2017  •  Megaproject Impacts +

Portos do Maicá

A construção de portos na região do lago do Maicá, município de Santarém, está ancorada numa estratégia do agronegócio para o escoamento de soja do Mato Grosso pela região norte do país, notadamente através do eixo Tapajós-Teles Pires.


07/04/2016  •  Conflitos Fundiários +

Massacre de Quedas do Iguaçu

Em abril de 2016, após um curto período de relativa “paz’’ no campo, a Polícia Militar do Paraná volta a vitimar trabalhadores sem terra no estado, desta vez no acampamento Dom Tomás Balduíno, localizado no município de Quedas do Iguaçu, Paraná.


29/11/2013  •  Conflitos Fundiários +

Comunidade quilombola Paiol de Telha

Primeira e única comunidade quilombola titulada no Paraná, o Quilombo Paiol de Telha segue na luta pela titulação de todo o território tradicional


04/09/2013  •  Conflitos Fundiários +

Complexo Hidrelétrico Tapajós

O Complexo Hidrelétrico Tapajós prevê a construção de 7 usinas ao longo de dois rios impactando diretamente 32 comunidades tradicionais, entre quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, extrativistas e cerca de 2 mil km de território indígena.


30/08/2013  •  Conflitos Fundiários +

Terra Indígena Maró

A Terra Indígena Rio Maró está localizada na chamada Gleba Nova Olinda, no município de Santarém, Oeste do Pará.  Trata-se de uma área de 42.373 hectares reivindicada pelos grupos indígenas Borari e Arapium como território tradicionalmente ocupado.


04/06/2013  •  Empresas e Violações dos Direitos Humanos +

Sindiquímica

Desde 2006, as condutas antissindicais da empresa Ultrafértil são denunciadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná – Sindiquímica-PR.


20/05/2013  •  Direito à Cidade +

Sociedade Barracão

Este caso traz a luta pelo reconhecimento do direito à moradia de cerca de 30 famílias de catadores de material reciclável, que ocupam terreno de uma massa falida no bairro Boqueirão, em Curitiba, desde 1999.


02/03/2013  •  Direito à Cidade +

Sabará

A Terra de Direitos, através de convênio com o Ministério das Cidades, coordena ações para regularização fundiária sustentável nas Vilas Eldorado, Nova Conquista e Esperança, localizadas nas Moradias Sabará, periferia de Curitiba (PR).


02/03/2013  •  Direito à Cidade +

Contratos falsos da COHAB/CT

Durante a década de 90, os programas de regularização fundiária do Município de Curitiba, implementados pela COHAB-CT, lesaram milhares de famílias ao realizarem contratos capciosos e de duvidosa validade jurídica em diversas áreas de ocupação popula







Pesquisar por:

x

Filtrar por: