4º Debate Bola: “Poder e Jogo de Interesses na Arena da Baixada”
O 4º Debate Bola será no dia 1º de julho de 2013, no Salão Nobre do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, com participação da professora Nelma Gusmão de Oliveira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Fonte: Comitê Popular da Copa de Curitiba
O Comitê Popular da Copa de Curitiba conclama a todas e todos paranaenses para se impor em campo, dominar a bola e virar o jogo na Arena da Baixada contra os interesses dos mega empresários, das empreiteiras, das construtoras e da FIFA na realização da Copa do Mundo em Curitiba.
É hora de se mobilizar e ganhar essa partida, que já está na prorrogação!
Afinal de contas, quem pagará a dívida para a reforma e ampliação do Estádio Joaquim Américo? Como se dará a utilização dos créditos de potencial construtivo? Quais os impactos urbanísticos da utilização deste tipo de instrumento? Da onde virão esses recursos públicos que constituem os créditos de potencial construtivo?
Essas e outras questões serão debatidas no 4º Debate Bola, “Poder e Jogo de Interesses na Arena da Baixada”, dia 1º de julho de 2013, no Salão Nobre do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. O debate terá participação da professora Nelma Gusmão de Oliveira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
A pesquisadora é autora da tese de doutorado intitulada “O poder dos jogos e os jogos de poder: os interesses em campo na produção de uma cidade para o espetáculo esportivo”, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR. Em 2013 a pesquisadora recebeu o prêmio 2013 da ANPUR – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Na tese, Nelma Gusmão, analisa o processo de utilização dos créditos de potencial construtivo em outra obra da Copa 2014, o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.
Também comporão a mesa integrantes do Comitê Popular da Copa de Curitiba, que contribuirão a partir dos estudos e das análises e denúncias que o Comitê vem produzindo sobre o caso da Arena da Baixada.
Fica assim, em meio a um momento de manifestações em que os gastos com a Copa são descontentamento geral, o convite a todas e todos que não querem ser deixados de escanteio!
Ações: Direito à Cidade
Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos, Terra, território e justiça espacial