Consciência Negra é tema de evento da UFOPA, em Santarém
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Projeto de Extensão Africanidades em sala de aula, realiza hoje o evento “Consciência Negra 2013”. Pesquisadores sobre o tema, remanescentes de quilombos, militantes no movimento negro em Santarém estarão presentes na atividade, que acontece no auditório da UFOPA, Campus Rondon, a partir das 8h30.
Para o professor UFOPA e coordenador do projeto de extensão, Luiz Fernando de França, o evento é de grande pertinência por se tratar de um espaço político e acadêmico de formação e de sensibilização para a promoção da igualdade racial, além de visibilizar a presença negra na formação linguística, artística, religiosa, cultural e social da Amazônia e do Brasil.
“A universidade tem um papel transformador, visto que para formação de um “sujeito antirracista”, um passo importante é a existência de cursos de formação de pessoas conscientes dessa necessidade acadêmica, política e pedagógica”, afirma o professor.
O encontro tem como um dos objetivos principais debater temas gerais relacionadas à população negra santarena e amazônica, bem como discutir assuntos de interesse nacional, com foco nas políticas para o promoção da igualdade racial.
Confira aqui a programação:
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos