Dia Internacional da Luta Camponesa
17 de abril de 1996, Eldorado dos Carajás, Pará. Duas tropas da Policia Militar do Pará descarregam revólveres, metralhadoras e fuzis contra 1.500 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que marchavam para Belém para reivindicar a desapropriação de terras para Reforma Agrária. O resultado da operação é o Massacre de Eldorados dos Carajás: 19 Sem Terra barbaramente assassinados, além de 69 feridos.
A melhor homenagem que se pode fazer a um/a lutador/a é seguir lutando. Por isso, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, decreto assinado pelo então presidente da República, FHC, tornou a data Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. E para nós, do MST, abril é mês de nossa Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.
Em homenagem a todos/as os/as que tombaram na legítima luta pela terra nesses 500 anos de concentração e espoliação, convidamos você para participar de nossa luta, que é também uma luta de toda a sociedade.
17 DE ABRIL
Praça da Chesf, a partir das 16 horas.
Ações: Conflitos Fundiários
Eixos: Terra, território e justiça espacial