Financeirização da natureza é tema de Conferência realizada em Belém, entre os dias 24 e 27
Organizações da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos e representantes de comunidades tradicionais e povos indígenas estarão reunidos em Belém/PA, entre os dias 24 e 27 de agosto, na Conferência Latino-Americana sobre Financeirização da Natureza.
Os impactos e violações de direitos provocados pela mercantilização dos bens naturais serão discutidos durante a Conferência. Questões como o pagamento por serviços ambientais, como o REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal), deverão ser abordadas. Para isso, um debate público também será realizado.
Para que seja possível verificar exemplos do que estará sendo discutido, serão promovidas caravanas a diferentes municípios do Pará. Impactos da monocultura de dendê, e o manejo comunitário do açaí são algumas das realidades que poderão ser conhecidas pelos participantes do evento
A Conferência é realizada pela Fundação Heinrich Böll Brasil, em parceria com o Grupo Carta de Belém, Jubileu Sul Américas, Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres, Fase, Fundo Dema, Amigos da Terra – América. A Terra de Direitos estará presente no evento.
Debate Público
Aberto ao público, o debate “As negociações do clima para a COP 21 e suas implicações para Amazônia", encerrará as atividades do dia 27. A discussão acontece a menos de quatro menos para a reunião da Convenção Quando das Nações Unidas de Mudança do Clima (UNFCCC), que busca estabelecer acordo internacional para limitar o aumento da temperatura em até 2 ºC.
Nas discussões e negociações climáticas, a Amazônia é protagonista. Decisões tomadas pelos países poderão influenciar o modo de vida daqueles que a habitam.
O debate será realizado no Hotel Beira Rio, em Belém. Além disso, interessados podem acompanhar parte da programação da Conferência ao vivo, pela internet. Confira abaixo o que estará disponível online:
Programação ao vivo na internet
Onde assistir: http://br.boell.org/ ou http://www.ustream.tv/channel/radio-mundo-real
>> 26 de agosto
9h30 às 13h - Resgatando as experiências das caravanas e Intervenções sobre conjuntura
Camila Moreno - Grupo Carta de Belém
Luiz Zarref – MST e Via Campesina
Thomas Fatheuer - KoBra
14h30 às 18h - Café com debate
Palma Africana - César Herrera (OFRANEH - Honduras) e Guilherme Carvalho (FASE - AM)
REDD+ e PSA - Ninawa Huni Kui (Aldeia Kurumêm, Yskuiá - Acre), Winnie Overbeek (WRI) e Manoel Edvaldo (STTR-Santarém - PA)
Biodiversidade e offseting - Maxime Combes (Attac)
France e Isacc Rojas (ATI)
Indústria Extrativa - Rosa Rivero (MMM - Peru) e Julianna Malerba (RBJA)
>> 27 de agosto
18h - Debate público
As negociações de clima da COP 21 e suas implicações para Amazônia
Maxime Combes - Attac France
Marcela Vecchione - Grupo Carta de Belém
Giancarlo Guerra - Forum Solidariedad Perú
O debate é aberto e não é necessária inscrição.
Local: Hotel Beira Rio - Av. Bernardo Sayão, 4804 - Guamá, Belém - PA
Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar