Notícias / Agenda



Seminário | Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar

Assessoria de comunicação Terra de Direitos

Nesta sexta-feira (27), será realizado no Ministério Público do Paraná o Seminário ‘Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar’. Promotores, servidores e sociedade civil devem participar do momento de discussão da política.

O evento deve contribuir para que integrantes do Ministério Público possam auxiliar os municípios do estado para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A atividade é promovida pelo Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do CAOPJ de Proteção aos Direitos Humanos e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF.

>> Faça a inscrição aqui

Data: 27 de novembro de 2015
Horário: 8h30
Local: Ministério Público do Paraná
Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico

Programação

08h | Credenciamento

08h30 | Abertura solene: 
-Gilberto Giacoia
Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná
-Samia Saad Gallotti Bonavides
Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado do Paraná e Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
-Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos
-Arnoldo de Campos
Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS
-
Norberto Anacleto Ortigara
Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB
-
Roseli Pittner
Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/PR

09h | Desafios para a Implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

-Arnoldo de Campos
Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, foi diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e pesquisador do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais - Deser no Estado do Paraná entre os anos de 1994 e 2002.

10h | Aspectos Gerais da Política de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

-Iva Sandra Ferreira de Morais
Secretária Executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná (CONSEA-PR), servidora da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB, possui graduação em Serviço Social.

-Pastor Werner Fuchs
Pastor de confissão luterana, foi coordenador da Comissão Pastoral da Terra no Paraná (CPT-PR) nos anos 1980, primeiro presidente do Consea-PR de 2003 a 2007, membro do CONSEA Nacional desde 2004 como representante da Rede Evangélica Nacional de Ação Social - RENAS. Atualmente é um dos coordenadores da Rede Evangélica Paranaense de Ação Social - REPAS, e diretor administrativo da Associação para a Promoção da Agroecologia - AOPA, com 900 associados e que opera entregas aos programas governamentais do PNAE e PAA.

-Maximiliano Ribeiro Deliberador
Formou-se pela PUC/PR em 1994, sendo aprovado em Concurso de Provas e Título à carreira do Ministério Público do Estado do Paraná em 1996. Como Promotor de Justiça, foi titular das Comarcas de Matelândia, Xambrê, Laranjeiras do Sul, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba. Desde 2008 atua junto às Promotorias de Defesa do Consumidor de Curitiba. Na Capital, integrou o Centro de Apoio às Promotorias do Consumidor e o Conselho Estadual de Direitos Humanos, bem como foi secretário de três concursos de Ingresso na Carreira do Ministério Público. Atualmente é também Diretor do Plano de Saúde dos membros do Ministério Público e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Escola do Ministério Público.

11h30 | Debates

12h00 | Encerramento



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar



Próximos

Eventos