Notícias / Agenda



Seminário Mobiliza Curitiba e o Plano Diretor: propostas para um planejamento participativo


Cartaz Mobiliza PropostasSeparadas nos eixos habitação, mobilidade, meio ambiente e participação, propostas serão temas de discussão em seminário.

No próximo dia 22, será realizado o Seminário Mobiliza Curitiba e o Plano Diretor: propostas para um planejamento participativo. Com inicio às 14h, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), o evento tem como proposta apresentar para o poder público e a sociedade em geral as propostas e campanhas lançadas pela Frente.

O Mobiliza Curitiba articulou durante o último ano discussões referentes à revisão do Plano Diretor, uma lei municipal que define a função social da cidade e da propriedade urbana, e que orienta o funcionamento e crescimento do município. Essa lei, que é revista a cada dez anos, está sendo discutida para ser alterada ainda este ano.

As propostas elaboradas pela Frente estão reunidas em uma campanha de comunicação, organizada nos eixos habitação, mobilidade, meio ambiente e participação. A importância dos temas tratados e seus principais pontos devem ser debatidos no seminário do dia 22. O secretário executivo e Coordenador de Projetos do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Henrique Frota, participará dos debates.

Você conhece o Mobiliza Curitiba?

A Frente Mobiliza Curitiba é uma rede composta por movimentos sociais, sindicatos, entidades, coletivos e cidadãos comprometidos com um projeto de cidade que promova justiça social e igualdade de acesso a bens e serviços.

Acreditamos que o planejamento de uma cidade deve ser pensado de forma responsável, e por isso participamos ativamente de discussões que debatam propostas de orientação do crescimento de Curitiba, como através do Plano Diretor.

Pensando em melhorias e na solução de problemas crônicos do da cidade (tanto na questão habitacional quanto na de mobilidade), o Mobiliza Curitiba promoveu 11 campanhas para serem incluídas no novo planejamento da cidade. Elas são resultados do acompanhamento e monitoramento de conteúdos e processos relativos ao Plano Diretor de Curitiba, e de demandas apresentadas em debates entre entidades e população em geral.

Sobre nossas propostas

Nossas propostas são guiadas a partir de três eixos base: mobilidade, habitação e participação. Percebemos um está ligado diretamente ao outro. A garantia do direito fundamental que é a moradia pode ser pensada de forma mais justa, prevendo a regularização fundiária gratuita, a construção de habitações de interesse social em áreas centrais da cidade e garantindo infraestrutura em regiões periféricas.

Essas ações contribuiriam também na solução de problemas de mobilidade na cidade, uma vez que as pessoas que utilizam o transporte coletivo ainda moram em áreas mais afastadas e com acesso mais difícil. Em razão da superlotação de ônibus e das vias de transporte individual, vemos que é também necessário investir na integração de modais coletivos e não motorizados, para que a mobilidade – outro direito fundamental ao cidadão – seja efetivada.

Mas para que as demandas da população sejam de fato atendidas, é necessário que haja uma maior participação popular nos debates de decisões referentes à cidade. Por isso lutamos também por uma gestão democrática, onde organizações da sociedade civil sejam eleitas para participar do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), e a gestão do transporte público da cidade seja transparente.

Acreditamos que essas propostas contribuem para tornar nossa cidade um lugar mais justo e menos desigual.

Seminário Mobiliza Curitiba e o Plano Diretor: Mobiliza Curitiba e o Plano Diretor: propostas para um planejamento participativo
Data: 22 de outubro de 2014
Horário: 14h
Local: Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge)
Rua Marechal Deodoro, 211 – Centro, Curitiba

>> Confira nossas campanhas

Integração plena dos meios de transporte
Controle social e participação popular na gestão do transporte público
Moradia popular em ÁREAS CENTRAIS
Pela INTEGRAÇÃO metropolitana
Bilhete ÚNICO mensal
Política pública de moradia popular
Contrapartida social OBRIGATÓRIA em novos empreendimentos imobiliários
CONCITIBA pra valer!
Ciclovias ao longo das canaletas
Regularização Fundiária Já
 

 



Ações: Direito à Cidade
Eixos: Terra, território e justiça espacial



Próximos

Eventos