Notícias / Agenda



Seminário sobre Criminalização dos Movimentos Sociais


O processo de criminalização dos movimentos sociais em tempos de golpe será tema de seminário promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) no próximo dia 17 (sábado). O evento pretende discutir a criminalização e o cerceamento à livre manifestação, ofensiva que tem resultado na prisão de militantes e trabalhadores do campo e da cidade.

Diante à regressão das pautas sociais no atual cenário político, a preocupação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) vem aumentado desde o final de 2015, quando algumas Políticas Públicas de garantia de direitos começaram a ser desarticuladas, concomitantemente ao aumento da repressão sobre organizações e movimentos sociais.

Assim, a discussão acerca da criminalização como um processo estruturado de violência física e simbólica, que alimenta inclusive a violência institucional, onde os agentes públicos atribuem a uma prática social uma natureza ilegal, é fundamental para o fortalecimento da democracia e o combate à regressão dos direitos humanos no Brasil.

Embasados na recém sancionada Lei 13.260/16, conhecida como Lei Antiterrorismo, participantes da mesa, das rodas de conversa e debates que serão realizados na atividade, discutirão as possibilidades de categorizar como organização criminosa muitos movimentos sociais que atuam hoje em nosso país.

O evento, que é apoiado pelo Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi), Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e Terra de Direitos, contará com transmissão online na parte da manhã, mas as inscrições devem ser realizadas apenas para a modalidade presencial. Para participar online, basta acessar o site do CRP-PR durante a atividade. Confira a programação completa:
 

Programação

8h30 – Credenciamento e café
9h – Abertura
9h15 – Mesa redonda “Resistência Democrática e Conjuntura Regressiva no Brasil Atual” com Jefferson Rodrigues Barbosa, Heliana Hemeterio dos Santos e Ricardo Prestes Pazello
11h15 – Debate
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Rodas de conversa com militantes de movimentos sociais que têm sofrido repressão sistemática
15h – Coffee break
15h15 – Socialização das rodas de conversa e debate
16h45 – Avaliação
17h – Encerramento
 

Serviço | Seminário sobre Criminalização dos Movimentos Sociais
 

Data: 17 de setembro, das 9h às 17h
Local: Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR)
Endereço: Avenida São José, 699, Cristo Rei – Curitiba



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos



Próximos

Eventos