CADERNO: Direitos Humanos, Justiça e Participação Social - Edição nº1
Terra de Direitos
Efetivação dos direitos humanos: quando a demoracia encontra a justiça
Baixe o arquivo em PDF, clicando aqui.
A afirmação histórica dos direitos humanos vem assumindo novas tendências no Brasil. Cada vez mais, verifica-se que os conflitos sociais acabam por desaguar no Poder Judiciário. Neste sentido, seria possível ignorar o judiciário na estratégia política pela efetivação dos direitos humanos e transformação social? É a partir deste questionamento que a Terra de Direitos inaugura estes cadernos temáticos Justiça e Direitos Humanos.
Segundo o professor Boaventura de Souza Santos, a tendência à judicialização dos conflitos sociais, e portanto da política, também gera uma inevitável politização da justiça. Fato e análise que não podem passar despercebidos pela sociedade.
Tratando-se desta interação entre política e justiça, o que põe à análise contemporânea uma clássica polêmica, cumpre questionar qual o grau de adequação democrática da estrutura, organização e cultura do judiciário em relação aos princípios, objetivos, direitos e garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito.
Debater sobre o processo histórico do judiciário e suas estruturas internas é um dos caminhos para a democratização da justiça. Conhecer a forma de sua organização, identificar e dialogar com juízes comprometidos com a efetivação dos direitos humanos permitirá à sociedade compreender a crise do judiciário, e finalmente participar do seu processo de reforma, apresentando uma agenda da sociedade para a efetivação dos direitos humanos, em sua relação com a justiça.
Caberia à sociedade reivindicar o mecanismo democrático da participação social sobre a política de distribuição da justiça? Teria ela com o que contribuir com o judiciário na efetivação dos direitos humanos? Eis o que estamos dispostos a debater.
Baixe o arquivo em PDF, clicando aqui.
Sobre os Cadernos
Os Cadernos Justiça e Direitos Humanos são elaborados pela Terra de Direitos e têm o intuito de instigar o debate entre organizações de direitos humanos, movimentos sociais, pesquisadores e juristas sobre a presença e a responsabilidade cada vez maior do judiciário nas lutas sociais, e qual o papel da sociedade em relação a isso.
Assim, serão analisados temas e fatos que refletem esta tendência à judicialização dos conflitos sociais, discutindo propostas de uma atuação estratégica para a sociedade junto ao judiciário, de modo a compreender a sua estrutura, a fim de democratizar a sua organização e cultura, no sentido da efetivação dos direitos humanos.
ÍNDICE
• Troca da presidência do Supremo Tribunal Federal: qual o interesse para a sociedade? – PAG. 2
• Os reflexos das presidências dos Tribunais na luta pelos direitos humanos: o caso da ADIN Quilombola – PAG 3
• Conselho Nacional de Justiça: experiências e novidades no governo e gestão do judiciário – PAG 4
• Conheça o CNJ – PAG 5
• A política agrária de Justiça do CNJ – PAG 6
• Nova sucessão de Ministro do STF deve ocorrer em 2010 – PAG 8
LEIA O MATERIAL NA ÍNTEGRA, ACESSANDO AQUI!
Ações: Democratização da Justiça
Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos
Tags: JusDh,Caderno