O que é adaptação?
É o termo usado para se referir às ações necessárias para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, como eventos extremos (enchentes, secas, queimadas), que afetam principalmente comunidades indígenas, quilombolas, agricultores familiares e moradores de periferias urbanas.
A adaptação busca fortalecer a resiliência, ou seja, a capacidade do país e das comunidades de resistir e se adaptar às mudanças climáticas — considerando que elas já são uma realidade.
Em 2016 o Brasil lançou o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Desde então não houve grandes avanços. Só em outubro deste ano foi aberta uma consulta pública para revisar o PNA. Segundo o governo, o documento será um dos pilares do Plano Clima, que servirá como guia da política climática brasileira até 2035.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) destaca que as medidas de adaptação são especialmente importantes para minimizar os impactos das mudanças climáticas a comunidades vulneráveis, que enfrentam maior risco e possuem menos recursos para se recuperar de desastres.
