O que é Mitigação?
O termo mitigação se refere à adoção de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global e pela alteração dos padrões climáticos do planeta. É o principal caminho indicado pela ciência para frear o avanço desse processo e evitar impactos ainda mais graves.
Segundo o mais recente Relatório sobre a Lacuna de Emissões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os países que mais contribuíram para o acumulado global de emissões de gases de efeito estufa são os Estados Unidos (20%), os países da União Europeia (12%) e a China (12%).
A queima de petróleo, gás e carvão para gerar energia elétrica, movimentar transportes, abastecer a indústria, a construção e a produção de combustíveis é responsável por cerca de 68% das emissões globais.
O Brasil ocupa o sexto lugar, com 5% das emissões históricas totais. Ao contrário da maioria dos países, as emissões no Brasil são causadas principalmente pelo setor de Mudança do Uso da Terra e Florestas (com cerca de 38% das emissões totais), devido ao desmatamento e ao agronegócio – sendo este último a maior fonte de emissão de metano e óxido nitroso.
