O que são ‘constituencies’?
É o termo usado pela ONU para se referir a grupos temáticos oficializados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Como um grupo de observadores, contribuem no debate da política climática e possuem diálogo direto com a ONU.
Cada “constituency” é representada e organizada por um “ponto focal de constituency” (CFPs, na sigla em inglês), uma pessoa responsável por representar o grupo e facilitar a relação com o secretariado da UNFCCC. Até o momento são nove categorias que foram reconhecidas formalmente no documento final aprovado na Rio+20, “O Futuro que Queremos” como atores-chave na implementação das ações de desenvolvimento sustentável.
Algumas das “constituencies” são popularmente conhecidas nas COPs por suas siglas em inglês. São elas: ENGO (Organizações Não Governamentais ambientais), BINGO (Negócios e Indústria), RINGO (Organizações Não Governamentais Independentes e de Pesquisa), TUNGO (Organizações Sindicais), YUNGO (Organizações de Juventude), IPO (Organizações de Povos Indígenas), LGMA (Autoridades municipalistas e de governo local), Agricultores e Mulheres e Gênero.
Para saber os nomes e contatos, vale checar no site da UNFCCC neste link.
*Com informações do Governo Federal.
