Notícias / Notícias



Encontro Regional de Comunicação Popular do Baixo Amazonas e Tapajós


Comunicadores debateram as estratégias e desafios da atuação na Amazônia 

O encontro contou com a presença de comunicadores de coletivos, entidades e organizações com atuação na Amazônia (Foto: Lanna Ramos)

A comunicação popular produzida nos territórios da Amazônia foi o ponto central de reflexão do Encontro Regional de Comunicação Popular do Baixo Amazonas e Tapajós, realizado em Santarém (PA), nos dias 23 e 24 de maio pela Terra de Direitos, Fase Amazônia e pelo Tapajós de Fato (veículo de comunicação independente da região). 

Em dois dias de encontro, cerca de 40 participantes de coletivos, movimentos e organizações debateram os desafios de fazer comunicação popular na Amazônia, compartilharam experiências sobre a atuação em seus territórios e apontaram as potencialidades apresentadas pela comunicação. Mobilização nas redes sociais, podcast, rádios comunitárias, materiais audiovisuais, produção de cartilhas e cards foram alguns dos exemplos trazidos pelas(os) comunicadores(as) de ferramentas que têm sido utilizadas nos territórios do campo e da cidade em defesa dos direitos territoriais e direitos humanos na Amazônia. 

“É meu primeiro encontro. Viemos pra somar e compartilhar ideias. A gente veio pra falar de comunicação popular: como melhorar, como fazer e também a melhor forma de utilizar isso como arma no nosso território. A ideia é levar daqui e ampliar as coisas que a gente já trabalha, que a gente já faz, expandir e somar com nosso conhecimento nas nossas comunidades”, declarou Darcio Cardoso, comunicador popular do coletivo Jovem Tapajônico e da Rádio Comunitária da Comunidade de São Pedro, localizada na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. 

Os participantes traçaram estratégias e ações a serem desenvolvidas pelo coletivo ao longo do ano. Uma delas é a presença no X Fórum Social Pan-Amazônico, que será realizado no mês de julho, em Belém (PA). 

Para saber mais sobre como foi o evento ouça o podcast do Tapajós de Fato. 
 



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos