Jean Pierre Leroy, companheiro de luta, presente!
Terra de Direitos
Jean Pierre Leroy foi um homem de luta – a última delas, contra o câncer, teve fim nesta quinta-feira (10). Filósofo francês naturalizado brasileiro, morreu aos 77 anos. Lutou até o fim pela dignidade e pelo direito de povos e comunidades tradicionais, na reivindicação de justiça socioambiental. Ainda no mês passado, lançou seu último livro ‘Mercado ou bens comuns?‘.
Em toda sua trajetória, buscou atuar junto com – e não apenas para – povos e comunidades tradicionais, na perspectiva de fomentar a organização desses grupos e de outros trabalhadores. Em seus mais de 40 anos no Brasil, atuou como educador popular e acompanhou processos de conflitos por terra na Amazônia. Membro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), integrou durante 40 anos a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Em 2002, foi Relator para o Direito Humano ao Meio Ambiente em ação coordenada pela Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil, articulação que a Terra de Direitos integra.
Jean Pierre deixa uma grande contribuição para comunidades e movimentos sociais. Sua luta rendeu – e ainda renderá – muitos resultados e avanços nas políticas e nos debates da Justiça Ambiental. Que sua sua determinação nos inspire sempre!
Jean Pierre Leroy , presente, presente, presente!
Ações: Impactos de Megaprojetos