Notícias / Notícias



TRIBUNAL DOS POVOS DIVULGA SENTENÇA CONTRA TRANSNACIONAIS


O Tribunal Permanente dos Povos divulgou a sentença contra as transnacionais européias acusadas de violarem direitos humanos em toda a América Latina. O documento, disponibilizado pelo site da Terra de Direitos, resume o que aconteceu durante a sessão ocorrida em maio na cidade de Lima, no Peru.

Nesta edição do Tribunal houve a apresentação de 21 casos de violação, sendo que a Terra de Direitos e a Via Campesina levaram a público o caso da Syngenta, em que a empresa é acusada do plantio ilegal de transgênicos no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, bem como contratar um grupo paramilitar para reprimir violentamente os camponeses da Via Campesina na região de Cascavel, o que culminou na morte de Valmir Mota de Oliveira, em outubro do ano passado. A Via Campesina denunciou também a criminalização de seus integrantes, que de vítimas passaram a ser responsabilizados pelas agressões que sofreram. Treze jurados avaliaram todos os casos e estabeleceram sentenças aos acusados.

O Tribunal Permanente dos Povos é um esforço político organizado com o intuito de divulgar as graves violações aos Direitos Humanos. A iniciativa surgiu em 1979 e tem seu próximo encontro agendado para 2010, em Madrid. 

O arquivo está em formato PDF, possui 31 páginas e está disponibilizado em espanhol.

Tribunal dos Povos



Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos