41ª Sessão da Revisão Periódica Universal: Agrotóxicos
Assessoria de comunicação Terra de Direitos
O Brasil segue como líder mundial no uso de agrotóxicos.
Resíduos de agrotóxicos na água e nos alimentos. Levantamento oficial constatou a presença de um “coquetel” de 27 agrotóxicos na água de 1 em cada 4 cidades brasileiras (Dados do Ministério da Saúde, analisados por agências de notícias do Brasil e pela organização suíça Public Eye). Se mantido o ritmo de contaminação, em alguns anos dificilmente será encontrada água sem agrotóxicos no país. Dos 27 agrotóxicos encontrados, 22 estão proibidos na União Europeia, em razão dos comprovados riscos. Os níveis de agrotóxicos identificados estão acima do limite de segurança de acordo com legislação brasileira e europeia.
A presença de agrotóxicos em alimentos é muito elevada e o risco é potencializado pela mistura de substâncias. Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Substâncias aprovadas no Brasil 2010 2017 2018 2019 2020 2021 2022 *A maior parte dos produtos registradas é classificada como muito perigosa ao meio ambiente. 104 404 44 9 4 74 4 9 3 562 326 substâncias aprovadas substâncias aprovadas substâncias aprovadas substâncias aprovadas substâncias aprovadas approved substances substâncias aprovadas.
Há um ritmo acelerado de liberação de novos agrotóxicos no país (Dados oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA), o que tem sido promovido por meio de retrocessos legislativos e nas políticas públicas de fiscalização e autorização do uso de agrotóxicos no Brasil.
:: Acesse o informe elaborado pela Terra de Direitos para a 41ª Revisão Periódica Universal.
Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: agrotóxicos,RPU,contaminação