Acervo / Publicações



Amazônia: territórios de lutas e resistências - 4ª edição


Na Amazônia – este território que é palco de disputas e ameaças –, os povos e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas estão diante de lutas históricas de resgate e manutenção de seus modos de vida. A defesa do território esteve bastante presente nesse ano em que povos indígenas têm, mais uma vez, seu direito originário à demarcação de terras questionado. Além disso, o desmonte de políticas e órgãos ambientais federais e até mesmo estaduais deixa um constante sinal de alerta na região.

É nesse contexto que povos e comunidades tradicionais se articulam e constroem resistências contra o avanço do agronegócio, do desmatamento ilegal, da atuação irresponsável de empresas e grandes empreendimentos e, também, contra as políticas do governo federal que visam a “venda” e a destruição do bioma. A força dos povos da Amazônia se encontra na luta coletiva em defesa da vida, do território e do meio ambiente. 

Anteriormente conhecido por “Tapajós: informes de uma terra em resistência”, agora será chamado “Amazônia: territórios de lutas e resistências”. O novo nome marca perspectivas de atuação do trabalho desenvolvido pela Terra de Direitos na defesa dos direitos humanos de povos e comunidades tradicionais em outras regiões para além do Tapajós. 

Neste material você vai poder acompanhar registros produzidos pela equipe de Terra de Direitos sobre algumas das lutas e resistências travadas pelos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais da nossa região e que tiveram o apoio da assessoria jurídica da organização.

      Baixe e leia a versão digital!

Ficha técnica

Organização: Franciele Petry Schramm, Gabriele Gonçalves, Lanna Paula Ramos, Luísa Câmara Rocha, Pedro Martins e Selma Corrêa.

Contribuições: Auricélia Arapium, Franciele Petry Schramm, José Lucas Odeveza e Lizely Borges

Revisão: Silmara Krainer Vitta

Projeto gráfico e diagramação: Ana Luisa Dibiasi



Ações: Conflitos Fundiários,Defensores e Defensoras de Direitos Humanos,Empresas e Violações dos Direitos Humanos,Quilombolas
Eixos: Terra, território e justiça espacial
Tags: Boletim,Amazônia,Povos tradicionais,Povos Indígenas,Quilombolas,Assessoria Jurídica Popular