Acervo / Publicações



O Brasil e a 14ª Convenção da Diversidade Biológica: a tragédia anunciada à biodiversidade


Veja alguns pontos dos principais elementos das negociações da COP 14 e como os resultados podem impactar o cenário brasileiro.

Entre 17 e 29 de novembro deste ano, ocorreu na cidade de Sharm El-Sheikh, Egito, a 14ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP 14). Assinada por 196 países e ratificada por 168 destes, a Convenção da Biodiversidade Biológica (CDB) é um acordo internacional no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) que possui três objetivos centrais: a) a conservação da diversidade biológica; b) a utilização sustentável de seus componentes e c) repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização de recursos genéticos. No mesmo momento, aconteceu a 9ª Conferência das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (COP-MOP 9) e a 3ª Conferência das Partes do Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa de Benefícios decorrentes da sua utilização.

A COP 14 escancarou as disputas de interesses e uma nova configuração política na agenda internacional, especialmente com um realinhamento de países latino-americanos com políticas extremamente liberais e que confrontam a agenda de conservação da biodiversidade. O Brasil, país ambientalmente megadiverso, tem papel central nas negociações e posições durante a Conferência, assumindo a ponta de lança de debates.

Conheça as principais decisões da conferência mais importante sobre biodiversidade do mundo e algumas posições do governo brasileiro. Acesse aqui o boletim.

 

Ficha técnica
Título: O BRASIL E A 14ª CONVENÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA: A tragédia anunciada à biodiversidade
Autoria: Naiara A. Bittencourt
Contribuições: Marciano Silva e Cláudia de Pinho
Edição e Revisão: Maria Mello, Franciele Petry Schramm e Lizely Borges
Projeto gráfico e diagramação: Lizely Borges e Sintática Comunicação
Apoio: Fundação Heinrich Böll
Curitiba, Terra de Direitos e GT Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia, 2018.



Notícias Relacionadas




Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar