Acervo / Publicações



Tapajós: informes de uma terra em resistência - 2ª edição


O ano de 2019 é marcado pelo avanço de diferentes propostas e medidas aprovadas pelos poderes executivos, legislativos e judiciário que impactam diretamente a vida das famílias brasileiras: seja pela aprovação de uma Reforma da Previdência que estabelece e amplia a idade mínima para aposentadoria e aumenta o tempo de contribuição, seja pela flexibilização na posse de armas e na aprovação de leis agrárias que facilitam a grilagem e acirram ainda mais os conflitos por terra no Pará e no país.

Em um cenário de ataques de direitos, a Amazônia é um alvo potencial. Os povos da região enfrentam as ameaças trazidas pelo avanço do agronegócio – como o aumento do desmatamento e das queimadas de floresta -, da mineração, e de um modelo de “desenvolvimento” que não considera as 25 milhões de pessoas que aqui vivem.

Foi para dar visibilidade às diversas iniciativas de enfrentamento às violações de direitos humanos desenvolvidas na região que a Terra de Direitos produziu o informativo ‘Tapajós: informes de uma terra em resistência’. Aqui estão registrados alguns casos e comunidades que a organização acompanha por meio da assessoria jurídica popular. Esta é a segunda edição do material, que destaca a organização coletiva dos povos da região e como a Justiça e o governo tem agido na garantia dos direitos de diferentes grupos.

Nas próximas páginas, você conhecerá alguns dos desafios enfrentados pelos povos da Amazônia do Pará – e, principalmente, do Tapajós – nesse novo cenário. As experiências de indígenas, quilombolas e extrativistas, contadas neste material, mostram qual tipo de desenvolvimento sustentável é defendido pelos povos da região e só comprovam que o Tapajós é também terra de luta e resistência.

:: Acesse aqui a versão online.

Boa leitura!

 

Ficha Técnica

Título: Tapajós - Informes de uma terra em resistência - 2ª edição
Organizadores: Aianny Monteiro, Ciro Brito, Franciele Petry Schramm, Pedro Martins
Colaboração: Gisele Barbieri, Lizely Borges, José Lucas Odeveza e Yllana Cristina de Oliveira Souza
Revisão: Silmara Krainer Vitta
Projeto gráfico e diagramação: Ana Luisa Dibiasi
Apoio: Misereor e Fundação Ford
Páginas: 16
Ano: 2019



Ações: Conflitos Fundiários,Defensores e Defensoras de Direitos Humanos,Empresas e Violações dos Direitos Humanos,Quilombolas
Casos Emblemáticos: Portos do Maicá,Tierra Indígena Maró
Eixos: Terra, território e justiça espacial
Tags: Tapajós,Indígenas do Tapajós,Demarcação de Terras Indígenas,Titulação quilombola,demora na titulação,lei de terras do pará