Acervo / Publicações



Vacinômetro Quilombola - 3ª edição


Menos de 50% da população quilombola completou as duas doses da vacina contra a Covid-19, de acordo com a 3ª edição do “Vacinômetro Quilombola”. Atualmente, 73,2% da população brasileira acima dos 12 anos já recebeu duas doses ou dose única da vacina. Os dados estão na terceira e última edição do levantamento, que, desde agosto deste ano, consultou mais de 1,2 mil quilombos e mais de 450 mil quilombolas em todo o país. O levantamento, criado para superar a ausência de dados oficiais sobre a vacinação entre quilombolas, é uma iniciativa da Conaq, em parceria com a Terra de Direitos e a Ecam.

A série histórica da pesquisa apontou problemas que foram sendo resolvidos ao longo do tempo, como a vacinação de quilombolas residentes fora dos territórios, sanada por decisão do Ministro do STF Edson Fachin. Outros problemas, entretanto, se mantiveram, como, por exemplo, a desinformação (pessoas que se recusam a vacinar por falta de informações oficiais) e a dificuldade de alguns municípios na execução da política, que transferiram às lideranças quilombolas a responsabilidade de identificar e comunicar as pessoas que deveriam ser vacinadas.

O fato de esses problemas não terem sido superados ao longo do levantamento demonstra que que possivelmente esse problema irá se repetir na vacinação de adolescentes e também na dose de reforço recomendada pelo Ministério da Saúde.

Acesse a 3ª edição do Vacinômetro Quilombola



Ações: Quilombolas
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos
Tags: Vacinação covid-19,vacinação quilombola,vacinômetro quilombola,quilombolas covid