Acervo / Publicações



Vacinômetro Quilombola – Série histórica


O Vacinômetro Quilombola é resultado da articulação de uma rede de trabalho colaborativo criada para monitorar o andamento da vacinação contra a Covid-19 nos quilombos do Brasil.

Entre junho e novembro de 2021, uma rede de articuladores locais e regionais ajudou a mapear e a identificar diferentes problemas e situações enfrentados nos quilombos para a aplicação da política pública. Quilombolas foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, em fevereiro deste ano, como resultado da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 742, movida pela Conaq e por partidos políticos.

Este monitoramento foi produzido pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) em parceria com a Terra de Direitos e Ecam.

Os dados coletados nesse levantamento foram publicados em três boletins periódicos, e as análises feita ao longo desse tempo mostraram mudanças e tendências nos problemas apresentados na execução da política de vacinação. 

 Vacinômetro Quilombola – agosto de 2021 

2º Vacinômetro Quilombola – setembro de 2021 

3º Vacinômetro Quilombola – novembro de 2021  

Confira a seguir a soma de dados coletados pela rede de articuladores ao longo desses meses de monitoramento:

 



Notícias Relacionadas




Ações: Quilombolas
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos
Tags: Vacinação quilombola,Vacinação prioritária covid 19,quilombolas covid