Acervo / Publicações



Programa Adote um Parque: privatização das áreas protegidas e territórios tradicionais


Em um contexto de desmonte da política ambiental e sob argumento de falta de recursos, o Ministério do Meio Ambiente lançou em fevereiro de 2021 o Programa Adote um Parque, com a proposta de transferir para a iniciativa privada a proteção de unidades de conservação. Até o momento, 132 unidades de conservação foram incluídas na proposta. Até agora, oito já foram adotadas por grandes empresas, como Carrefour, Coca Cola e Heineken.

As unidades adotadas são também o território onde vivem mais de 2 mil famílias tradicionais, que agora ficam à mercê das empresas cujo interesse na adoção não está explícito. Com a concessão das áreas para empresas, a autonomia desses povos sobre seus territórios está gravemente ameaçada.

O e-book Programa Adote um Parque: privatização das áreas protegidas e territórios tradicionais, produzido pela Fase e Terra de Direitos em parceria com o Grupo Carta de Belém, reúne uma série de informações que mostram de que maneira esse programa viola direitos de indígenas, povos e comunidades tradicionais. 

Este material pode ajudar a subsidiar movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais na defesa de seus direitos socioterritoriais.

Acesse o e-book aqui



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar,Conflitos Fundiários
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: Adote um Parque,Economia Verde,Falsas soluções ambientais,Grupo Carta de Belém,Povos e comunidades tradicionais,povos tradicionais e clima