Acervo / Publicações



Violência Política e Eleitoral no Brasil - 2º edição


A violência contra a vida de representantes de cargos eletivos, candidatos ou pré-candidatos tem aumentado significativamente nos últimos quatro anos. É o que aponta a segunda edição do levantamento realizado pelas organizações sociais de direitos humanos Terra de Direitos e Justiça Global.

A partir de notícias extraídas de veículos de comunicação, a pesquisa mapeou 523 casos ilustrativos de violência política desde 02 de setembro de 2020 a 02 de outubro de 2022, data em que ocorreu o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil.

Foram registrados 163 assassinatos e atentados contra os agentes políticos, 151 ameaças, 94 agressões e 106 ofensas, além de casos de invasão e criminalização. Um número considerável de casos está concentrado em 2022, que antes mesmo do início do período eleitoral registrou mais casos do que o ano de 2021 inteiro.

Esse estudo dá sequência a um levantamento iniciado em 2020, que analisa os episódios de violência política desde 2016. A partir da sequência no monitoramento dos casos, foi possível observar que neste ano o número de casos de violência política e eleitoral aumentou mais de 400% comparado a 2018, ano da última eleição presidencial.

Acesse aqui a pesquisa. 



Eixos: Política e cultura dos direitos humanos
Tags: violência política,Brasil,eleições