“DANDARAS - A Força da Mulher Quilombola” celebra a atuação política de mulheres quilombolas
Assessoria de comunicação Terra de Direitos
Mês oficial da Consciência Negra no Brasil, novembro marca uma importante e necessária data que ratifica a resistência e luta de negras e negros no país. A luta, iniciada antes mesmo de 1888 – através dos quilombos –, permanece até os dias atuais contrapondo-se a uma sociedade que carrega em seu histórico séculos de escravidão.
O lançamento do vídeo dentro do projeto “DANDARAS- A Força da Mulher Quilombola” soma-se às iniciativas da Marcha das Mulheres Negras 2015 e carrega o nome da líder quilombola para celebrar, dentro do mês da consciência negra, a luta e resistência das mulheres quilombolas.
Dandara dos Palmares foi uma liderança do emblemático Quilombo dos Palmares, e esquecida por parte da história e pelos livros didáticos. Dandara integrou a luta armada pela libertação do povo negro da escravidão, dominava técnicas de capoeira, liderava mulheres e homens e foi companheira de Zumbi dos Palmares.
Esquecida por partes do movimento negro por ser mulher e esquecida por partes do movimento feminista por ser negra, Dandara representa o apagamento histórico de muitas mulheres negras.
Produção independente das realizadoras Ana Carolina Fernandes e Amaralina Fernandes, o vídeo tem como objetivo de apresentar as trajetórias e o engajamento de mulheres quilombolas que atuam como lideranças políticas de suas comunidades e do movimento quilombola como um todo.
“Quais são os discursos destas mulheres sobre suas trajetórias?” foi a pergunta norteadora para a produção do filme, que resultou em respostas que revelam, a partir do ponto de vistas destas lideranças femininas, conhecer os motivos que as levaram a ocupar estas posições e aqueles que as fazem permanecer na luta.
"DANDARAS- A Força da Mulher Quilombola" já está disponível no Youtube. O projeto pretende integrar parceiros e incentivadores para que histórias de várias outras Dandaras sejam retratadas e ganhem mundo.
>> Assista:
Notícias Relacionadas
A resistência negra que vem do ‘interior’: lideranças quilombolas se reúnem no Paraná
Por Assessoria de comunicação Terra de Direitos
Estudantes quilombolas comemoram aprovação na Ufopa
Por Assessoria de comunicação Terra de Direitos
Ações: Quilombolas
Eixos: Terra, território e justiça espacial