Titulação Quilombola é Vida


Terra para nascer. Terra para plantar, crescer e viver.
Titulação quilombola é vida!

Na garantia de direitos das comunidades quilombolas o direito ao território é central. Para isso, a titulação  - um processo administrado pelo Estado - é etapa fundamental para garantia do direito à terra, ao respeito ao vinculo com a cultura e ancestralidade. 

A série 'Titulação quilombola é vida' vai mostrar algumas histórias e análises que mostram a relação dessas comunidades com os territórios e reforçam a necessidade da efetivação do direito à terra para garantir a sobrevivência, a manutenção da cultura e o bem-viver desses grupos.

Confira os materiais:

 

“Não esquecemos daqui”

A luta pela titulação da terra da Comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha – Fundão, (PR) remonta à história de luta de várias gerações.

 

 

Compra da terra do Quilombo Paiol de Telha é oficializada e comunidade pode ser primeira a ser titulada no PR

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária adquiriu duas das quinze áreas que formam o Quilombo Invernada Paiol de Telha. Para que território seja titulado, falta apenas que escritura seja registrada em nome da Associação Quilombola

 

 

Organizações denunciam racismo e violação de direitos quilombolas para Comissão Interamericana

Falta de compromisso do Estado brasileiro em titular territórios e a crescente fragilização das políticas serão abordados em audiência na Bolívia. Governo brasileiro é instado a responder.
 

 

 

 

No atual ritmo, Brasil levará mil anos para titular todas as comunidades quilombolas

Diminuição de mais de 93% do valor destinado à titulação dos territórios em 10 anos contribui para paralisação da política quilombola



Notícias Relacionadas








Ações relacionadas:
- Quilombolas