Band News | Campanha incetiva população a repensar espaços vazios em Curitiba


Fonte: Band News

Uma campanha realizada nas redes sociais quer incentivar os moradores de Curitiba a fazerem um levantamento dos espaços não utilizados da cidade, como terrenos baldios e casas abandonadas, e criar sugestões de como aproveitá-los melhor. Marcando pontos no mapa virtual e postando fotos dos locais abandonados com a hashtag #MapeandoCuritiba, a campanha quer contestar a máxima de que a capital paranaense é uma cidade sem espaço para promover uma maior qualidade de vida para os seus moradores. Segundo uma das idealizadoras do projeto, a advogada Luana Coelho, da ONG Terra de Direitos, a ideia surgiu durante os debates sobre o novo Plano Diretor da cidade.

A ideia é encabeçada pelo grupo Mobiliza Curitiba, um coletivo de diversas entidades que acompanham processos relativos ao Plano Diretor da cidade. Os grupos defendem que sejam incluídos na Lei dispositivos que evitem o mau uso das propriedades da cidade. Por isso, a campanha busca chamar a população a se envolver no processo, fazendo um mapeamento desses espaços e reunindo sugestões de como isso poderia ser diferente.

O anteprojeto de lei do Plano Diretor de Curitiba já está pronto e deve seguir para a Câmara dos Vereadores ainda no primeiro semestre deste ano. O plano é a base para todo o processo de planejamento da cidade nos próximos dez anos, instituindo as diretrizes gerais para áreas específicas. Durante as discussões na Câmara Municipal, é possível que os vereadores sugiram emendas que regulamentem regras para o uso ou taxação especial de espaços não utilizados.

Quem quiser participar, pode enviar fotografias dos terrenos ou imóveis vazios para o e-mail mobilizacuritiba@gmail.com ou apenas postar as fotos nas redes sociais com a hashtag #MapeandoCuritiba. Junto com a foto, você pode sugerir uma forma de utilizar o espaço. Mais informações sobre a campanha você encontra no site. www.mobilizacuritiba.org.br

Acesse aqui reportagem completa, e escute o áudio da entrevista dada pela assessora jurídica da Terra de Direitos, Luana Coelho.

>> Conheça melhor a campanha



Ações: Direito à Cidade
Eixos: Terra, território e justiça espacial