Acervo / Publicações



Biodiversidade brasileira envenenada


O Brasil, um dos países mais biodiversos do planeta, vem sendo sistematicamente envenenado pelo agronegócio, que despeja, por ano, só no país, cerca de um bilhão de litros/toneladas de agrotóxicos no meio ambiente.

As conseqüências para a saúde humana e para o meio ambiente são  assustadoras. Estudos realizados por cientistas independentes relacionam o aumento da incidência de câncer, alergias, intoxicações, casos de depressão e suicídio e de má formação de fetos à exposição e consumo de agrotóxicos. Além destes, outros diversos estudos apontam efeitos nocivos do uso de agrotóxicos ao meio ambiente, como a contaminação da água e perda da biodiversidade aquática, extinção de algumas espécies de abelhas, entre outros.

As áreas nas quais se concentram os cultivos de soja e milho, campeãs no consumo de agrotóxicos no Brasil, coincidem com as dos maiores aqüíferos do país. Pesquisas recentes realizadas por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária revelam a ocorrência da contaminação da água por agrotóxicos em diversos estados brasileiros. Os estudos apontam a concentração de agrotóxicos acima dos valores permitidos e a presença de substâncias proibidas no país nas amostras analisadas.

Neste sentido, a Terra de Direitos elaborou um material sobre a situação do país no uso de agrotóxicos, apresentado em eventos internacionais, como a Convenção da Diversidade Biológica. Confira:

>> Confira o boletim Biodiversidade brasileira envenenada

FICHA TÉCNICA

Título: Biodiversidade brasileira envenenada

Organização: Rafaela Lima e Franciele Petry Schramm

Colaboração: Cristine Rodrigues

Ilustração: Ana Luisa Dibiasi 

Curitiba: Terra de Direitos, 2016. p. 6



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: Convenção da Diversidade Biológica,André Dallagnol e Franciele Petry Schramm