Biblioteca / Publicações



Carta da Pré-COP dos Povos e Comunidades Tradcionais - à Presidência da COP30


Em documento endereçado à Presidência da COP30, povos e comunidades tradicionais reivindicam medidas para justiça climática.

Quebradeiras de coco babaçu (MIQCB) e a Rede Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais tornam público uma carta endereçada à Presidência da COP30, André Corrêa do Lago, com um conjunto de propostas e reivindicações para a Conferência das Partes sobre o Clima (COP30). O Brasil sedia o maior encontro mundial do clima, nos dias 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). 

O documento condensa os debates realizados pelos segmentos em agendas nos municípios e estados e consolidados na Pré-COP30 das Quebradeiras de Coco Babaçu e da Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais. O evento ocorreu entre 8 a 10 de julho, em Brasília (DF), reuniu mais de 300 representantes dos segmentos de povos e comunidades tradicionais, entre geraizeiras, caiçaras, quebradeiras de coco, quilombolas, indígenas, entre outros. 

No documento os povos convocam a Presidência a garantir as vagas solicitadas para participação direta de povos e comunidades tradicionais nas negociações da COP30, a incluir os povos e comunidades tradicionais na construção das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) - metas dos países para diminuição dos gases de efeito estufa -  para o reconhecimento formal dos modos de vida dos povos e o avanço no compromisso da regularização de nossos territórios. 

Acesse aqui o documento.



Eixos: Política e cultura dos direitos humanos
Tags: COP30,povos tradicionais,André Corrêa do Lago