Aline Maria, presente!
Advogada popular, camponesa, mulher, feminista, mãe, lutadora. Aline Maria dos Santos Silva foi incansável na construção e formulação do feminismo camponês popular e na luta por justiça e reforma agrária. Inspirou, semeou e floriu por toda a sua trajetória, com seus passos firmes, bem decididos e com a doçura do cuidado com os outros, com a natureza, com a terra e com as mulheres.
Aline nos ensinou que a batalha e a busca pelos sonhos não têm hora. A fome de aprendizado e a vontade de ocupar todos os espaços, antes negados às mulheres camponesas, sempre nos deram coragem e inspiração. Aline era exemplo de advogada popular, até antes mesmo de poder exercer a advocacia e, assim, também construiu a história da Terra de Direitos.
Perdemos hoje uma amiga e companheira, vítima de Covid-19. Teve sua trajetória interrompida antecipadamente, por um vírus para o qual já há vacina. Sabemos que gostaria que transformássemos o luto em força para continuarmos lutando para que não se façam mais vítimas dessa cruel política negacionista que se instaurou no Brasil. Que transformemos a dor em luta para que as sementes que Aline plantou com tanto cuidado, floresçam e ainda possamos colher seus frutos, como legados de uma vida de sonhos e lutas.
Nossa solidariedade e profundos sentimentos à sua família, seu companheiro, aos três filhos, seus pais, irmãos e ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra.
Aline, presente!
Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Terra, território e justiça espacial