Notícias da Covid-19

Articulação de povos da Amazônia constrói propostas de enfrentamento ao coronavírus


(foto: Rodolfo Oliveira - Agência Pará)

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia divulgou, nesta quinta-feira (2), a nota pública 'Aliança dos povos da Floresta pela vida', assinada por 117 entidades, entre elas a Terra de Direitos. O documento propõe ações e medidas de prevenção ao Coronavírus e de assistência aos povos da Amazônia neste momento de crise econômica e de saúde vivenciada no país - e em todo o mundo. "Os Povos da Amazônia dependem da vontade e competência políticas dos governantes para mitigar danos desta pandemia, que certamente chegará também em nossos povos. Entretanto, podemos trabalhar juntos para termos situações administráveis", apontam as organizações na nota.

O texto sugere desde a ampliação de uma campanha de prevenção com a divulgação de conteúdos das organizações locais, até a instalação de comitês virtuais com participação de organizações representativas dos povos da Amazônia para gerenciar medidas e políticas públicas voltadas a esses povos. Além disso, ações emergenciais de saúde e de assistência - como distribuição de equipamentos de proteção e de cestas básicas também são previstas.

Entre as propostas trazidas pelas organizações, destaca-se também a elaboração de ações sociais e econômicas, como a recomendação de aquisição de produtos locais, a manutenção do seguro Defeso para pescadores, a reativação de linhas de crédito para agricultura familiar, e a viabilização de  embarcações equipadas com os serviços de atendimento bancário para pagamento de benefícios como aposentadoria, pensões e bolsa família, seguro defeso, de forma a evitar o deslocamento dos beneficiários.

Leia a nota completa aqui




Eixos: Política e cultura dos direitos humanos

voltar