Notícias / Notícias



Comunidades tradicionais em busca de seus direitos


As comunidades tradicionais do Paraná estarão reunidas no próximo dia 19 (terça-feira) para discutirem formas de garantirem seus direitos perante os diversos conflitos territoriais. Com a presença de operadores do direito e de integrantes do Poder Público, o "Seminário de Direitos Étnicos e Coletivos" reunirá comunidades faxinalenses, quilombolas, indígenas, ilhéus, pescadores artesanais e cipozeiras.

O evento é organizado pela Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais, Associação dos Atingidos pelo Parque Nacional de Ilha Grande, Conselho Indigenista Missionário, Instituto Equipe de Educadores Populares, Pastoral da Terra de Guarapuava e pela organização de direitos humanos Terra de Direitos.

A abertura do evento acontecerá com a discussão "Comunidades Tradicionais: direitos étnicos e efetivação das políticas públicas", com a participação de representantes da Procuradoria da República, Ministério Público do Paraná, INCRA, IAP e Ibama, entre outros. Já no dia 20 a discussão terá como foco a "Operacionalização das questões jurídicas e formas de atuação das comunidades". Com os debates e os trabalhos em grupo, os organizadores pretendem sistematizar as demandas jurídicas das comunidades tradicionais no Paraná e construir propostas para fortalecer a luta das comunidades no reconhecimento de seus direitos.



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial