Notícias / Notícias



Coronel da Tropa de Choque impede entrada de advogados no Acampamento Chico Mendes


As cerca de 300 familias de trabalhadores rurais que vivem no acampamento estão cercados por mais de 300 policiais da tropa de choque, cavalaria, corpo de bombeiros e policia federal, que impendem a entrada de qualquer pessoa na área.A atitude do Comandante da Tropa de Choque de isolar os trabalhadores rurais mostra a falta de disposição da polícia em negociar e clara violação do direito de defesa dos trabalhadores rurais.

A violência policial em ações de despejo na área é famosa. A primeira ação de reintegração de posse do engenho, em julho de 2005, comandada pelo mesmo Coronel Meira, foi transformada em uma verdadeira operação de guerra, com a presença da cavalaria, policia motorizada, cachorros, batalhão de choque, equipe de inteligência não identificada, e até um helicóptero da Secretária de Defesa Social, que sobrevoava o acampamento com vôos rasantes.

Durante 48 horas as famílias Sem Terra foram intimidadas, ameaçadas física e psicologicamente e bombas de efeito moral foram jogadas dentro do acampamento. A polícia colocou barricadas ao redor do acampamento, impedindo a entrada de advogados, deputados e defensores de direitos humanos.

O Deputado Estadual Roberto Leandro, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, chegou a ser agredido pelos policiais ao tentar entrar no acampamento.

Mais informações: Cássia Bechara - Setor de Comunicação MST/PE: 81-9643 4331
Joba Alves - Coordenação Estadual MST/PE: 81-9649 1625
Alexandre Conceição - Coordenação Estadual MST/PE: 81-9996 1249 Autor/Fonte: MST PE



Ações: Conflitos Fundiários

Eixos: Terra, território e justiça espacial