Notícias / Notícias



Especial Ocupação da Amazônia pelo mercado: Ferrogrão e a luta dos povos e comunidades tradicionais


Episódio em podcast analisa o projeto de construção da Ferrogrão e a resistência dos povos e comunidades tradicionais

Nesta quarta-feira (21),  a Terra de Direitos e o jornal Le Monde Diplomatique Brasil lançaram o especial Ocupação da Amazônia pelo Mercado, uma produção em parceria e que analisa como os megaempreendimentos afetam, especialmente, os povos e comunidades tradicionais da Amazônia. 

No segundo episódio, disponível em várias plataformas de áudio, o podcast analisa o projeto de construção da Ferrogrão e a resistência dos povos e comunidades tradicionais. A ferrovia, concebida para o transporte de grãos, prevê conectar, ao longo de 900 quilômetros, Sinop, no Mato Grosso, ao estado do Pará. Para apresentar os impactos da obra e a luta das populações atingidas, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com Pedro Martins, assessor jurídico e coordenador do programa Amazônia da Terra de Direitos; Alessandra Korap, liderança indígena do povo Munduruku; Mariel Nakane, economista do Instituto Socioambiental; Doto Takak Ire, da etnia Kayapó; e Edna Castro, professora emérita da Universidade Federal do Pará. 

Escute o episódio aqui

Você pode ouvir o primeiro episódio do podcast 'Barcarena e os impactos socioambientais da mineração' na página do especial: aqui



Notícias Relacionadas




Ações: Empresas e Violações dos Direitos Humanos

Eixos: Terra, território e justiça espacial