Notícias / Notícias



Especial Sou Mulher e Luto Por | Luzinete Souza Oliveira


A agricultora Luzinete Souza Oliveira pode ser definida como “guardiã da vida”. Moradora do Acampamento José Lutzenberger, na cidade de Antonina (PR), carrega na sua prática diária a luta por um meio ambiente equilibrado e por uma alimentação saudável. 

Ela é uma das pessoas que ajudou a formar o acampamento onde antes era uma área degradada pela criação de búfalos, e que hoje recebeu até prêmio pela preservação ambiental por meio de um projeto de recuperação da Mata Atlântica. “Sou uma guardiã de sementes, guardiã dos animais, da floresta atlântica. Até das famílias do acampamento”, ri. 

Uma das maiores lutas dela é por uma alimentação mais saudável do campo e da cidade e pelo reconhecimento da importância da luta do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). “Queremos mostrar para o povo brasileiro que essa luta não é só minha, mas também daqueles que não tem oportunidade para lutar pela própria alimentação”. Dos sonhos dela, um é bem marcante: “que o Brasil vá para frente sem veneno e sem agrotóxico”.

::: Conheça a história do Acampamento José Lutzenberger no documentário “Agrofloresta é mais

Veja os outros materiais da série especial ‘Sou Mulher e Luto Por’



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos