Notícias / Notícias

NOTA PÚBLICA dos Movimentos Sociais e Parlamentares do Paraná sobre o caso Syngenta

O movimento social do Paraná responsabiliza a multinacional Syngenta, a Sociedade Rural da Região Oeste (SRO) e o Movimento dos Produtores Rurais (MPR) da região pela execução Valmir Mota e pelo terror que vem espalhando na região contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Essas organizações têm responsáveis com nome, sobrenome e, endereço. Esperamos, confiamos, e exigimos que se faça justiça. É chegada a hora de dar um basta a truculência das oligarquias rurais do Estado do Paraná que se armam e organizam milícias privadas para aterrorizar o movimento social.Três dias antes do assassinato do militante da Via Campesina, várias de nossas organizações participaram de uma Audiência Pública junto a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados ( CDHM). Na oportunidade se denunciou que o latifúndio e o agronegócio estavam contratando seguranças e organizando milícias privadas para promover o despejo dos militantes que ocupam a áreas improdutivas do Paraná. A morte de Valmir Mota estava anunciada. O presidente da Sociedade Rural do Oeste, Alessandro Meneghel, reiteradas vezes declarou à imprensa e publicamente que os próprios ruralistas iriam retirar os sem-terra das propriedades. O movimento social paranaense exige a imediata prisão do presidente da Sociedade Rural por julgar que o mesmo representa uma ameaça à integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras organizados no MST, na Via Campesina e em outros movimentos. Registramos ainda que a ocupação da área de testes da Syngenta - realizada em março de 2006 - foi motivada por denúncia do Ibama. Constatou-se na época que os experimentos com plantação de milho e soja transgênicos não respeitavam a distância mínima de 10 km da chamada Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu - um dos últimos redutos da biodiversidade na América do Sul. A ocupação tornou os crimes ambientais da transnacional conhecidos em todo o mundo. Não bastasse a Syngenta associar o seu nome a crimes ambientais no Estado, associa agora o seu nome de forma definitiva ao sangue derramado de um trabalhador rural. Houvesse um mínimo de respeito à sociedade brasileira, a Syngenta retirar-se-ia do território nacional. Os movimentos sociais do Paraná pedem uma apuração independente, rigorosa e transparente. Exigimos ainda exemplar punição aos mandantes - Syngenta, Sociedade Rural da Região Oeste (SRO) e o Movimento dos Produtores Rurais (MPR) da região - pela violência injustificável perpetrada contra os trabalhadores e as trabalhadoras rurais e a proteção dos demais trabalhadores e trabalhadoras ameaçados pelo latifúndio e o agronegócio na região. Justiça e o fim da impunidade é o mínimo que a sociedade paranaense aguarda. Subscrevemo-nos, ASSEMBLEIA POPULAR-PR CUT-PR CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES CEPAT - CENTRO DE PESQUISA E APOIO AOS TRABALHADORES CEFURIA - CENTRO DE FORMAÇÃO IRMA ARAUJO CONSULTA POPULAR - PR MANDATO PROF. JOSETE GRUPO NUSPARTUS MARCHA MUNDIAL DE MULHERES CENTRO DE FORMAÇÃO MILTON SANTOS-LORENZO MILANI CASA DO TRABALHADOR PT - DIRETORIO MUNICIPAL DE CURITIBA MANDATO DEPUTADO ESTADUAL ELTON WELTER UBM - UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES - SEÇÃO PARANÁ PCdoB- DIRETORIO ESTADUAL SINDESC FETRASAP UPE - UNIÃO PARANAENSE DE ESTUDANTES UMESC - UNIÃO METROPOLITANA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS UPES- UNIÃO PARANAENSE DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS TERRA DE DIREITOS SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PR/PR FORUM POPULAR DE MULHERES MANDATO DO DEPUTADO ESTADUAL PROF LUIZÃO PASTORAL OPERÁRIA CONAM MNLM PSOL - PR MANDATO DEPUTADO FEDERAL DR. ROSINHA CENTRO CHE SENGE-PR - SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO PR ADUEL - Associação dos Docentes da Universidade Estadual ALIMENTAÇÃO - Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. Laticínios, Carnes e Derivados APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública CTBA / NORTE APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública CTBA / SUL APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública METROPOLITANA / NORTE APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública SINDICATO BANCÁRIOS - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários COMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio FESSMUC - Federação de Sind. De Serv. E Serv. Públ. Municipais do PR FETEC - Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito FETRAF-SUL - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar FETRASAP - Federação Democrática dos Trabalhadores da Saúde FETRAVISPP - Fed. dos Trabalhadores em Empresas Enquadradas 3° Grupo do Comércio FIAÇÃO E TECELAGEM - Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. de Fiação/Tecelagem METALÚRGICOS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas METALÚRGICOS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas RODOVIÁRIOS - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários RURAIS - Sindicato dos Trabalhadores Rurais SAÚDE - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde SERVIDORES MUNICIPAIS - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais SIEMCEL - Sindicato dos Empregados em Concessionárias de Energia Elétrica SIMENCAL - Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. De Cimento, Cal e Gesso SIMENCAL - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cimento,Cal e Gesso SIMEPAR - Sindicato dos Médicos SINDAEL - Sindicato da Água e Esgoto SINDAEN - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Água, Esgoto SINDASPP - Sindicato dos Emp. em Empresas Assess.,Perícias, informações e Pesquisa SINDER - Sindicato dos Servidores Públicos do Departamento de Estradas e Rodagem SINDESC - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde SINDIMONT - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Montagem Industrial SINDIPASSAGEIRO -Sindicato dos Trabalhadores nas Emp. de Transporte de Passageiros SINDIPETRO-PR/SC - Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. De Petróleo SINDIPROL - Sindicato dos Professores SINDIQUÍMICA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas SINDISAUDE - Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde Pública SINDISEAB - Sindicato dos Estaduais da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar SINDIURBANO - Sindicato dos Trabalhadores na Trânsito, Transporte e Urbanização SINDIZEL - Sindicato dos Zeladores SINDMARES - Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Bares e Lanchonetes SINDOCEFET - Sindicato dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica SINDPD -Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamentos de Dados SINDPREVS - Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Previdência. SINDPREVS - Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Previdência. SINDSEP - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal SINEFI - Sindicato dos Trabalhadores na Produção, Transmissão de Energia Elétrica SINPAF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores nas Instituições de Pesquisa Agropecuária SINPAF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores nas Instituições de Pesquisa Agropecuária SINPROMAST - Sindicato dos Professores e Servidores Público Municipal SINTCOM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação SINTEEMAR - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino SINTITEL - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instalações Telefônica SINTRACOUROS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Couro SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar SINTRAPAV - Sindicato dos Trab. nas Ind. De Construção de Estradas, Pavimentação SINTRAVEST - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário SINTRAVEST - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário SISMMAC - Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal SISMUC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais SISMUCOL - Sindicato dos Professores e Servidores Público Municipal STEEM - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia Elétrica TURISMO E HOSPITALIDADE - Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade VIGILANTES - Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância

Ações: Conflitos Fundiários
Casos Emblemáticos:
Eixos: Terra, território e justiça espacial