Notícias / Notícias



Pare de bloquear o Regime de Biossegurança


Nós, das organizações da sociedade civil na América Latina, que acompanhamos o processo da Segunda Reunião das Partes do Protocolo de Biossegurança esta semana em Montreal estamos frustrados e perplexos com as posições da delegação do Brasil. A atitude desse país reflete um profundo desdém pelas graves preocupações científicas com o ambiente e a saúde humana, que deram origem ao surgimento da Convenção da Biodiversidade e ao Protocolo de Biossegurança.

Hoje apresentamos esta declaração porque a Delegação do Brasil precisa aprender que o que está em jogo nessas negociações vai muito além do comércio. É desolador constatar o recente alinhamento das posições do Brasil com as delegações de países que não são Partes do Protocolo, e membros do desgastado "Grupo de Miami", grupo minoritário dos principais países exportadores de alimentos transgênicos.

Nesse contexto, instamos à delegação do Brasil para que reconsidere suas atitudes e que pare de bloquear o consenso emergente sobre os instrumentos para a implementação do Artigo 18-2(a), e que o Brasil volte a se unir aos outros países que trabalham para construir um regime eficaz para a biossegurança. Esta mudança de atitude é urgente e a única cabível para o país anfitrião da 3ª Reunião das Partes do Protocolo em 2006.

IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor AS-PTA - Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa Greenpeace Brasil Greenpeace México Terra de Direitos Madre Tierra - Amigos da Terra Honduras CEIBA - Amigos da Terra Guatemala Centro Humboldt - Amigos da Terra Nicaragua Cesta - Amigos da Terra El Salvador Coecoceiba - Amigos da Terra Costa Rica Associação de Ecologia Social, Costa Rica Fundação Sociedades Sustentáveis, Chile REDES, Uruguai Acción Ecológica, Equador

Autor/Fonte: Terra de Direitos



Ações: Biodiversity and Food Sovereignty

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar