Notícias / Notícias



Camponeses de todo o mundo pedem a ONU uma convenção específica


Após aprovar a Carta dos Direitos aos Camponeses, o Movimento Internacional da Via Campesina está se organizando no mundo todo para levar o documento a ONU, onde pretende conquistar uma convenção específica sobre os direitos dos camponeses e camponesas. Foram sete anos de discussão sobre o assunto e a aprovação do documento aconteceu durante a Conferência Internacional sobre os Direitos dos Camponeses e Camponesas, ocorrido em Jakarta, na Indonésia, durante os dias 20 a 24 de junho, onde 25 países estiveram representados.

A carta aprovada nesta convenção problematiza a realidade vivida pelos camponeses em todo o mundo, que vêm sofrendo com a expansão dos agrocombustíveis, com a construção de represas e com a crescente invasão da indústria e do extrativismo na área rural. Outro perigo enfrentado pelos trabalhadores do campo é o crescente fortalecimento das transnacionais produtoras de sementes transgênicas, as quais retiram dos camponeses o direito a sabedoria milenar da produção de sementes crioulas e o direito a biodiversidade na Terra.

O documento apresentado defende que uma Convenção dos Direitos dos Camponeses aprovado pela ONU irá preencher os “grandes vazios na interpretação e na implementação dos principais tratados em matéria de direitos humanos quando se aplicam ao campesinato”.

O documento está disponibilizado pelo site da Terra de Direitos, através do link:

Conferencia Internacional sobre os Direitos dos Camponeses e Camponesas



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar, Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar, Terra, território e justiça espacial