Notícias / Notícias



Semana da Linha de Frente em Fortaleza chega ao fim ao som de Hip Hop


DSC_1111Campanha Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos se despede de Fortaleza com um sarau realizado na comunidade de Serrinha, na periferia da capital cearense.  Um dos objetivos da atividade foi lembrar que a luta por direitos humanos também é das comunidades negras e pobres das periferias do Brasil

A programação da campanha Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos em Fortaleza chegou ao fim em clima de confraternização, cultura e manifestação contra a criminalização dos jovens da periferia. A capital cearense recebeu atividades que debateram e deram visibilidade às situações de risco e ameaça vividas por quem defende direitos fundamentais no Brasil. O encerramento da semana foi realizado no bairro de Serrinha, na periferia de Fortaleza. O encontro de Hip Hop Estamos Todos/as na Linha de Frente contou com a presença de mais de 300 jovens e com diversas apresentações de rap.

 

 

O bairro da Serrinha já foi marcado por conflitos de gangues e disputas por traficantes. Hoje, grupos culturais da comunidade realizam atividades envolvendo a juventude e os moradores do bairro. O Hip Hop da Linha de Frente reuniu apresentações dos rappers RDF, Estilo Favela, Cumplices, VM na Rima, Sertão Rap, Profecia na Rima e Revolução Missionária e os MC's Mr. Max MC, MC Marth, MC Coquim, MC, Rochely e MC Rellê. Esses grupos culturais já haviam participado de outra atividade da semana da Linha de Frente em Fortaleza. Foram os resposáveis por um sarau que encerrou o encontro Diálogos sobre Desenvolvimento: os BRICS na perspectiva dos povos, realizado no dia 15.

 

Segundo Rogério Babau, um dos militantes do Hip Hop na Serrinha, o tema da campanha tem relação com a vida da juventude na periferia. "A luta por direitos humanos é também a luta da juventude preta e pobre da periferia". Rogério afirma que uma das principais bandeiras luta contra a criminalização dos movimentos sociais e o extermínio da juventude. "Os grupos de Rap e a nova escola do Funk periférico estão juntos pelo mesmo ideal, estamos todos e todas na linha de frente", disse.

 

João do Cumbe, que tem sua luta contada na Campanha Linha de Frente, não pôde participar do evento pois teve que comparecer à delegacia da cidade de Aracati. Segundo João, essa notificação na investigação policial não tem fundamento e é uma forma de tentar intimidar sua atuação na defesa dos direitos dos pescadores da comunidade do Cumbe.

 

A Campanha Linha de Frente encerra sua atividade em Fortaleza, mas diversas ações estão previstas. Integrantes da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares do Ceará (Renap/CE) e do Fórum Justiça assumiram compromissos relacionados com a divulgação e apoio às iniciativas da Campanha, além do acompanhamento do caso de João do Cumbe.

 

Relembre as ações da Semana Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos em Fortaleza (CE):

 

12/07: Visita à comunidade do Cumbe, em Aracati

 

João do Cumbe é o representante cearense no time da Linha de Frente. Ele vive sobr ameaças por defender a região do Cumbe dos efeitos negativos da carcinicultura (cultivo de camarão em cativeiro). A visita contou com a participação de Justiça Global, Terra de Direitos e Rede Nacional de Advogados/as Populares do Ceará (RENAP/CE).

 

14/07: Seminário Sistema de Justiça e Proteção a Defensores de Direitos Humanos

 

A Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE) e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares-RENAP-CE realizaram na sede da Seccional, o Seminário Sistema de Justiça e Proteção a Defensores de Direitos humanos. Diversos órgãos de justiça estiveram presentes e concordaram com a urgência do debate  e a necessidade de não permitir que os casos de ameaças a defensores de Direitos Humanos se agravem ainda mais.

 

15/07: Ato Político - Diálogos sobre Desenvolvimento: os BRICS na perspectiva dos povos

 

Relatos sobre casos de ameaça a Defensores de Direitos Humanos do Brasil e do Mundo marcaram o Ato Político da Linha de Frente, realizado durante o 6ª Cúpula dos BRICS, em Fortaleza. O ato foi encerrado depois dos integrantes caminharem até a comunidade de Serrinha, na periferia da capital cearense, e realizarem um sarau cultural na comunidade.

 Confira as fotos do encontro Hip Hop Estamos Todos/as na Linha de Frente

DSC_1168

 

 

DSC_1452

 

 

DSC_1244

 



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos