Notícias / Notícias



Terra de Direitos ministra palestra durante Conferência Estadual


A organização de direitos humanos Terra de Direitos participou da mesa de palestras da 8ª Conferência Estadual. O coordenador da organização, Darci Frigo, falou sobre a nova proposta de organização das conferências, destacando a necessidade de construir o Plano Nacional de Direitos Humanos como um instrumento para balizar as políticas específicas.

Durante sua fala, Frigo analisou que após 20 anos da aprovação da Constituição Federal, este "é o primeiro momento concreto de retirada dos direitos que foram garantidos", referindo-se a votação no Supremo Tribunal Federal sobre a Reserva Raposa Serra do Sol. Para ele, além dos Meios de Comunicação de Massa, que bombardeiam a sociedade com informações defendendo apenas os direitos da propriedade privada, o Congresso Nacional é um dos atores políticos deste momento de retirada dos direitos e de criminalização dos movimentos sociais, com a bancada ruralista defendendo os interesses do Agronegócio. "Isso está acontecendo porque os Direitos Humanos ficaram na superfície da sociedade. A efetivação dos Direitos Humanos é um desafio ainda a ser construído".

Também participaram da abertura da Conferência Estadual o Secretário de Justiça, Sr, Jair Ramos Braga, o coordenador do Programa Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Fernando Matos e o Procurador Geral da Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar