Notícias / Notícias



Terra de Direitos se solidariza com família pelo assassinato de Ênio Pasqualin e exige rapidez na investigação


Liderança no estado do Paraná teve uma importante contribuição na luta pela reforma agrária e política para o campo.

Foto: Arquivo MST
 

A Terra de Direitos manifesta solidariedade à família de Ênio Pasqualin e o Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) pelo assassinato da liderança no último final de semana e se soma na reivindicação para que as investigações, conduzidas pela polícia civil e Ministérios Públicos Estadual e Federal,  sejam efetivadas com rapidez na buscar dos responsáveis pelo bárbaro crime e seus mandantes.

Na noite de sábado a liderança foi baleada e depois retirada por sequestradores de sua casa, localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu, onde vivia com a família, no Assentamento Ireno Alves dos Santos. Seu corpo foi encontrado na manhã do dia seguinte à beira de uma estrada, distante doze km, com evidências de execução.

Pasqualin teve uma importante contribuição na luta pela terra, pela reforma agraria e políticas públicas para o campo. Fez parte de um dos maiores acampamento do MST, quando três mil famílias Sem Terra ocuparam em 1996 a área da Araupel. Com forte histórico de conflitos e violência contra camponeses, a região onde residia Pasqualin, já foi palco de mais 4 assassinatos ao logo das lutas que ali aconteceram.

É fundamental que o ciclo de violência e violações contra defensores de direitos humanos seja rompido, que os responsáveis sejam punidos e o Estado brasileiro proteja as vidas de agricultoras e agricultores que lutam por direitos à terra e produzem diariamente a alimentação que vai até à mesa brasileira.



Ações: Conflitos Fundiários

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos