Campanha Mobiliza Curitiba | Bilhete único mensal
Terra de Direitos
Bilhete único Mensal
Para facilitar o transporte e definir o limite de gastos dos cidadãos com o serviço
A proposta do bilhete único mensal é composta por todas as medidas de integração temporal no transporte coletivo. Ou seja, dentro de um programa de bilhete único mensal é possível adotar, além do bilhete mensal, os bilhetes únicos quinzenais, semanais e diários, a livre integração da passagem individual em duas horas. É o conjunto dessas propostas que chamamos de bilhete único mensal.
O bilhete único mensal, nesse sentido, representa o estabelecimento do valor máximo de despesas para os usuários no sistema de transporte, representando uma importante garantia para o orçamento das famílias. Com o bilhete único mensal, por meio do pagamento de um valor único correspondente a, por exemplo, 44 deslocamentos individuais, o usuário poderá usar livremente o transporte coletivo no período de um mês.
Além disso, os trabalhadores com carteira assinada que recebessem o vale transporte previsto na legislação trabalhista, automaticamente estariam incluídos no programa do bilhete único mensal, já que o custo do vale transporte é correspondente a um mês de deslocamentos regulares para o trabalho, exatamente a base de cálculo do Bilhete Único Mensal. Como consequência, todos estes trabalhadores passariam a ter o passe livre no sistema de transporte, utilizando o bilhete único mensal sem qualquer custo nos deslocamentos para o lazer, educação, saúde, etc.
Com esta medida, é possível superar a noção de que cada deslocamento corresponde, necessariamente, a uma passagem, permitindo à sociedade perceber os custos gerais do transporte e a possibilidade de outras formas de remuneração do serviço. O bilhete único mensal pode incentivar o uso do transporte coletivo, sobretudo em horários com pouca demanda, e inserir usuários que hoje deixam de optar por esse meio de transporte, atraídos pela modalidade do transporte livre. Com essas características, o bilhete único mensal pode resultar até mesmo na redução da tarifa e na adoção de medidas adicionais em busca da tarifa zero.
A implantação do bilhete único mensal e das demais formas de integração temporal pode depender da realização de estudos específicos que permitam a sua operação. Nesse sentido,o Plano Diretor deve incluir em suas diretrizes de mobilidade a implantação do bilhete único mensal, o que determinará ao poder público que adote as medidas necessárias para a sua realização.
Ações: Direito à Cidade
Eixos: Terra, território e justiça espacial