Notícias / Notícias



Casa da Semente é inaugurada em Mandirituba

15/03/2016
Assessoria de comunicação Terra de Direitos
/ Com informações de André Emilio Jantara, assessor técnico da associação Agricultura Familiar e Agroecologia AS-PTA

No último domingo (13) camponeses e camponesas, lideranças de movimentos sociais e organizações não governamentais, técnicos em agroecologia, gestores públicos e consumidores conscientes prestigiaram a inauguração da primeira Casa da Semente de Mandirituba, no Paraná. Promovida pela Fundação Vida Para Todos - ABAI, a inauguração contou com a presença de mais 100 pessoas que representavam 27 entidades que praticam a experiência agroecológica.

A Casa figura um novo instrumento de resistência, luta e elaboração de alternativas de proteção à biodiversidade, que garantam produções sem contaminação transgênica e preservem o patrimônio das sementes crioulas, cultivadas por gerações ao longo da história. O propósito é garantir que a soberania das sementes fique nas mãos dos agricultores e agricultoras familiares e camponeses.

Além da conservação de sementes crioulas, em especial as de hortaliças, o projeto objetiva o beneficiamento e comercialização entre grupos que produzem alimentos agroecológicos comercializados em programas de governo como o PAA e PNAE, feiras agroecológicas, entregas de sacolas, mercados locais, entre outras iniciativas.

 



Notícias Relacionadas




Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar